Carregando...

Reserva Marinha Ilha do Arvoredo

Você já conhece a reserva biológica Ilha do Arvoredo?

RESERVA MARINHA ILHA DO ARVOREDO

Além das unidades de conservação municipais (Parques Naturais da Galheta, Morro do Macaco e Costeira de Zimbros), no entorno de Bombinhas existe uma unidade de conservação Federal: a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo - REBIO Arvoredo. 

Administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade a Reserva assume posição de destaque em função da alta diversidade de espécies que abriga.

A alternância de correntes de águas quentes e frias, costeiras e oceânicas, permite que em um mesmo local sejam observados pingüins, baleias-francas e lobos marinhos nadando sobre fundos com peixes, corais, esponjas, equinodermos e crustáceos característicos de mares quentes.

Criada em 12 de março de 1990, através do Decreto Federal n° 99.142, é uma unidade de proteção integral, que tem como objetivo proteger um pequeno espaço da costa brasileira que apresenta grande importância biológica.  

Localizada no litoral do Estado de Santa Catarina, entre os municípios de Florianópolis e Bombinhas, a Reserva possui 17.600 hectares de superfície e abriga em seu interior as Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, Calhau de São Pedro e uma grande área marinha que circunda esse arquipélago.  

A alta diversidade de ambientes marinhos e terrestres existentes na Reserva abriga uma infinidade de espécies, sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção. As ilhas apresentam remanescentes de Mata Atlântica, locais de reprodução para aves marinhas e sítios arqueológicos  com sambaquis e inscrições rupestres. Além disso, os ambientes marinhos da Reserva fornecem abrigo para reprodução e crescimento de diversas espécies de peixes, o que contribui para manutenção dos estoques pesqueiros no entorno.  

O acesso é permitido apenas para pesquisas e educação ambiental com a devida autorização do órgão gestor.  O mergulho recreativo só pode ser realizado na ponta sul da Ilha do Arvoredo, onde se localiza o farol da Marinha, área que não faz parte dos limites da Reserva.

Gostou? Então compartilhe!

Deixe seu comentário:

Você sabia que seu navegador está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para baixar o navegador desejado:

Download Google Chrome

Google Chrome

Download Opera

Opera

Mozilla Firefox

Mozilla Firefox

Microsoft Internet Explorer

Microsoft Internet Explorer

contato@imobiliariainvest.com.br - Av. Leopoldo Zarling N° 1118, Bombas- Bombinhas/SC - CEP: 88215-000 - 47 3369-3040 47 3369-3122