Bombinhas é considerada a Capital do Mergulho Ecológico onde os turistas e amantes dos esportes náuticos e mergulho podem desfrutar o ano todo. Várias operadoras de mergulho realizam passeios e oferecem equipamentos, atividades e aulas para mergulhadores iniciantes e mais experientes. É possível realizar o mergulho livre (de apnéia ou snorkeling) e autônomo (com equipamento autônomo de respiração/SCUBA).
Snorkel é a forma mais simples de mergulho, mas muito divertida. Para praticar essa atividade é necessário usar máscara, nadadeira (pé de pato) e o snorkel (um “tubinho” para coletar o oxigênio da superfície enquanto está submerso).
É realizado em águas tranquilas e rasas.
No mergulho em apneia, é preciso segurar a respiração e imergir até a profundidade desejada, utilizando apenas o ar de seus pulmões.
Já no mergulho autônomo deve-se utilizar o equipamento SCUBA que permite respirar debaixo d'água, através de um cilindro de ar, tendo a possibilidade de alcançar profundidades maiores e se manter submerso por um período de tempo mais longo, conhecendo o fundo do mar. Para esta modalidade é necessário um batismo de ou um curso em uma escola de mergulho.
Points de mergulho:
ILHA DO ARVOREDO
O passeio pela Ilha do Arvoredo é controlado pelo Ibama, que permite 20 visitantes por dia, para assegurar a preservação local. Esta ilha pertence a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, uma área de proteção desde 1990.
A Reserva é composta pelas ilhas: de Galés, Deserta, Calhau de São Pedro e a Ilha do Arvoredo. No local há o encontro das correntes marítimas brasileiras, que são quentes, com a das Ilhas Malvinas (Argentina), que são frias, Isso proporciona uma condição ideal para formar uma rica e diversificada fauna e flora marinha, na qual é possível encontrar arraias-manteiga, tartarugas marinhas, focas-leopardo, cavalos marinhos e golfinhos. Neste lugar você pode avistar também aves raras, como o trinta-réis.
É considerada um dos melhores pontos para se mergulhar do Brasil. A profundidade da água varia de 5a metros e a visibilidade chega a 18 metros. A prática do mergulho é permitida na parte sul da ilha do Arvoredo, onde existem sítios demarcados, com grutas, rochas e passagens.
ILHA DO MACUCO
Das quatro ilhas ela é a ilha mais próxima do continente, faz parte do Parque Natural do Morro do Macaco, um dos atrativos da Ilha do Macuco é o navio Orion, que naufragou na região em 1912 (todos os tripulantes saíram a salvos). Os maiores visitantes da ilha são divididos em três grupos: os aventureiros, os pescadores e os mergulhadores, que vislumbra embaixo d'água a vida marinha, que aproveita os barcos naufragados para criar verdadeiros espetáculos no fundo do mar. As águas são, em geral, muito calmas, com profundidade de 2 a 11 metros.
Bombinhas tem tantos locais de mergulho que não é necessário ir muito longe da costa para fazer um mergulho de qualidade e com linda paisagem.
Você pode mergulhar na própria costa, nas praias da Sepultura, Lagoinha, Embrulho, e também nos costões esquerdo das praias de Bombas e 4 Ilhas. Podendo deparar-se com lindas espécies de peixes e até tartarugas.