Bombinhas é uma península localizada no litoral norte de Santa Catarina, um dos melhores destinos turísticos do país, com aproximadamente 36 km² e 19.193 habitantes (estimativa IBGE 2018).
As principais atividades econômicas são o turismo, a pesca artesanal e a maricultura (criação de mariscos e ostras), herança dos povos indígenas e colonizadores.
Atualmente o turismo é a base de sustentação econômica da cidade, sendo que o PIB Turístico é de 19,74%. Bombinhas é considerada um dos melhores destinos turísticos do país!
Presenteada por exuberantes belezas naturais, Bombinhas é composta por 39 praias com características que variam desde baías com águas calmas, praias com mar agitado, e outras desertas, com acesso apenas por trilhas ou pelo mar.
Localizada a 70km da capital Florianópolis, também está próxima das cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Navegantes, e faz parte da Região Turística Costa Verde & Mar.
Bombinhas abriga três unidades de conservação municipais que são atrativos para a prática de ecoturismo: o Parque Natural Municipal da Galheta, o Parque Natural Municipal Morro do Macaco e o Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros, onde podem ser realizadas caminhadas ecológicas guiadas por trilhas.
Além disso, Bombinhas possui uma unidade de conservação federal, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
Na baixa temporada a cidade é mais aconchegante e tranquila, onde a história local é um atrativo especial. Este período é ideal para conhecer os roteiros culturais e educativos que a cidade oferece, que agregam cultura, ecoturismo e gastronomia.
Nos meses de Maio a Julho, é período da Pesca Artesanal da Tainha. Onde famílias se reúnem nos ranchos e ajudam a puxar a rede com o peixe que, muitas vezes, garante o seu sustento.
Primeiros habitantes e colonizadores
As inscrições rupestres na região e os sítios arqueológicos (sambaquis) descobertos, são evidências de que índios carijós pertencentes à nação tupi-guarani foram os primeiros a povoarem este litoral.
Os primeiros colonizadores a chegarem em Santa Catarina foram os espanhóis. Em 1527, Sebastião Caboto, a serviço do rei da Espanha, atracou, onde hoje é a enseada de Zimbros, batizando-a de São Sebastião. Parte da tripulação ficou no Brasil, espalhando-se pelo litoral catarinense. Quatro nativos brasileiros foram levados à Europa para comprovar tal descoberta.
No ano de 1711, para averiguar as riquezas locais e a possibilidade de povoamento, o governo português enviou uma expedição para a nova colônia, comandada por Manoel Gonçalves de Aguiar, que apontou para a região de Porto Belo.
Devido a crises econômicas e terremotos nas ilhas dos Açores e da Madeira do século XVIII, fizeram com que o Rei D. João V de Portugal, apressa-se a colonização em nosso litoral e interior.
Brasileiros descobrem Bombinhas
Na década de 50, a beleza e a abundância da pesca despertaram a curiosidade de turistas, inicialmente dos municípios adjacentes, e posteriormente, de gaúchos e paranaenses. A partir da década de 70 verificou-se marcante aumento populacional, o que provocou profunda transformação na vida do balneário.
Desenvolvimento
Em 1996, Bombinhas contabilizava 5.845 habitantes, aumentando para 8.700 no ano 2000. Confirmando um crescimento de mais de 40% em apenas quatro anos. Esse aumento colocava Bombinhas na quarta posição, entre as cidades que mais cresceram nesse período em Santa Catarina.
Na última década, foi analisado que a população flutuante é de 60 a 80 mil habitantes (alguns que dizem chegar a 200 mil), durante os meses de dezembro a março, período em que a cidade recebe veranistas e turistas.
Conheça também: OS MELHORES PONTOS TURÍSTICOS DE BOMBINHAS